Desde que surgiram no mercado, os smartphones e tablets são alvo de consumidores que não se desconectam nem por um segundo. Esse cenário obrigou as empresas a otimizarem as suas plataformas para os dispositivos móveis. Não adianta a consultoria de marketing digital da sua empresa apostar em diversas estratégias e não as adaptar para o mobile.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Nielsen IBOPE, cerca de 68,4 milhões de pessoas acessaram a internet por meio de smartphones no primeiro trimestre de 2015, o que aponta um crescimento de aproximadamente 10 milhões em comparação com o trimestre anterior, quando o número de usuários chegava a 58, 6 milhões.

Veja alguns detalhes do estudo sobre o acesso à internet via dispositivos móveis:

  • 12% representam a classe A;
  • 50% representam a classe B;
  • 35% representam a classe C;
  • 3% representam as classes D e E.

A pesquisa também registrou aumento do uso do smartphone entre pessoas com mais de 35 anos. Em comparação com o outro trimestre, o crescimento foi de 20%. Entre os adolescentes o percentual aumentou apenas 9%.

Para as empresas que ainda não se convenceram a investir no gerenciamento de redes sociais, o estudo revelou um dado importante: dos 20 aplicativos mais utilizados no Brasil, sete correspondem a redes sociais ou de plataformas de comunicação.

Site da CDL Volta Redonda acessado via desktop

Site da CDL Volta Redonda acessado via desktop

 

Site da CDL Volta Redonda otimizado para mobile

Site da CDL Volta Redonda otimizado para mobile

DICAS PARA ADAPTAR O SEU SITE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

A versão mobile do seu portal deve oferecer uma excelente experiência ao usuário, pois muitos abandonam as plataformas por terem problemas no carregamento. Cerca de 80% das pessoas deixam de comprar um produto porque acessam sites que não estão preparados para celulares.

CONTEÚDO
As publicações do seu site devem ser adaptadas para celulares e tablets. Como o espaço é limitado nos dispositivos móveis você deve identificar o que é mais interessante para o usuário e quais são as informações mais buscadas por eles.
Determine qual conteúdo é mais procurado no seu site em pesquisas mobile pelo Google Adwords. A ferramenta mostra o número de pesquisas por palavras-chaves e sugere outras relacionadas.

DESIGN RESPONSIVO
Essa solução consiste em adaptar automaticamente o seu portal de acordo com a largura de tela do aparelho no qual ele está sendo visualizado. Para isso é preciso redimensionar imagens, simplificar elementos da tela, ocultar itens desnecessários, adaptar botões, entre outras ações.

CARREGAMENTO
Utilize a ferramenta PageSpeed Insights para avaliar se o seu portal está sendo carregado em uma velocidade adequada em celulares e tablets. A plataforma também dá dicas e recomendações de como otimizar a velocidade do seu site.

A importância de ter um site otimizado para o mobile (Mobile )O tráfego mobile cresce a cada dia, mas é importante estabelecer uma estratégia que estejam relacionadas ao seu negócio e público-alvo. O objetivo deve ser melhorar a experiência do usuário e consequentemente, aumentar o ROI. Assim como é importante fazer o monitoramento de redes sociais para avaliar quais ações estão trazendo retorno, analisar os benefícios da otimização do seu site também é fundamental.

Acompanhe os resultados mensalmente, utilize ferramentas de apoio para verificar a qualidade da sua versão mobile e aproveite as oportunidades ilimitadas desse canal de marketing!

 

Fonte: Intermídias